terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Combinando Cores.

Para um bom resultado de uma combinação de cores, é importante conhecer um pouquinho sobre a simbologia, propriedades e classificação das cores. Nada mais amigo que o círculo cromático para dar um help no momento que ficamos confusas para combinar nossos visús.

Quanto a classificação as cores estão divididas em: primárias(azul, amarelo e vermelho), secundárias(laranja, verde e roxo) e terciárias (cor primária+secundária - ver no círculo). Quanto a temperatura são quentes (chega chegando) ou frias (mais discretas), isso varia de acordo com a tonalidade da cor.
Figura: círculo cromático.

Já a harmonia é justamente a combinação das cores entre si - o mais importante desse post!!! Podem ser:  complementares (uma de frente para outra no círculo); tríade (formando um "triângulo no círculo); acromáticas (utilizar tons neutros - preto,branco ou cinza); análoga (três cores uma ao lado da outra no círculo - tom sobre tom) e a monocromática (a mesma cor com mais de um tom).

Essa temática de cores é bastante estudada no curso e na prática da profissão de arquitetura, principalmente quando se trabalha com detalhes tão pequenos de nós dois como eu.

Será que consegui esclarecer algo??Ajudar um tico na combinação de cores???É tem dias que ficamos louuuuucas, mas o círculo cromático está aí e para nos salvar, basta usá-lo direitinho que dá tudo certo!!!

beijos,

Jane.

Nenhum comentário: